Paridade média nacional ficou em 67,83%, e preço do litro caiu para R$ 4,28
O etanol foi mais competitivo do que a gasolina em seis estados brasileiros na semana de 30 de março a 5 de abril, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), compilado pelo AE-Taxas. De acordo com os dados, a paridade média entre etanol e gasolina nos postos do país foi de 67,83%, o que indica vantagem para o biocombustível em relação ao derivado do petróleo.
A análise considera que o etanol é economicamente mais vantajoso quando seu preço equivale a até 70% do valor da gasolina. No entanto, especialistas do setor destacam que, dependendo da eficiência do motor do veículo, a competitividade do etanol pode se manter mesmo com paridades superiores a esse patamar.
Os estados onde o etanol apresentou maior competitividade foram: Mato Grosso (63,71%), Mato Grosso do Sul (66,78%), Goiás (66,88%), São Paulo (67,31%), Paraná (67,92%) e Minas Gerais (69,76%).
Ainda conforme a ANP, o preço médio do etanol hidratado caiu 0,93% em relação à semana anterior, passando a custar R$ 4,28 por litro no mercado nacional. O valor do combustível recuou em 12 estados e no Distrito Federal, avançou em seis unidades da federação e permaneceu estável em outros três estados.