Pular para o conteúdo

‘Tarifaço’ de Trump reflete no preço do petróleo e ameaça economia regional

Medida de Donald Trump está em vigor desde o último dia cinco e fez o preço do petróleo despencar

Campos – Além da elevação tarifária de Trump, o aumento da produção também contribui para o preço do petróleo cair, afirma o secretário de Petróleo, Energia e Inovação de Campos dos Goytacazes (RJ), Marcelo Neves. Ele observa que o ‘tarifaço’ anunciado pelo presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, em vigor desde o último dia cinco, fez o preço do petróleo despencar e já ameaça os municípios da região produtora.
 
Neves avalia que as tarifas globais de 10% anunciadas por Trump oficializam frontalmente o setor petróleo internacional: “Atualmente, o petróleo tipo Brent, referência mundial, fechou a US$ 64,95 por barril, uma queda de 10,73% no acumulado da semana passada. Isso impacta porque, com esse aumento tarifário, o medo de uma recessão global e diminuição do crescimento econômico mundial faz justamente com que a demanda por petróleo diminua”.
 
O secretário argumenta que o mercado de futuros está visualizando o quadro atual como uma possível queda na demanda mundial por petróleo: “Aliado a essa questão do aumento da produção, você joga mais oferta no mercado, o que faz com que o preço venha a despencar, refletindo fortemente nos municípios da Bacia de Campos”.
 
A análise de Neves reforça claramente a conclusão de que a economia no norte/noroeste do estado do Rio de Janeiro deverá ser fortemente impactada: “Por mais que tenha mudado nos últimos anos e diminuído a dependência dos royalties do petróleo, ainda há um impacto muito forte na economia dos municípios fluminenses e até mesmo no próprio estado do Rio”.
 
Os setores produtivos e de serviços são apontados entre os mais afetados diretamente: “Esse menor crescimento econômico impacta diretamente esses dois setores, que já são fortemente pressionados por conta do aumento da taxa de juros no Brasil”.
 
Fonte O Dia