Pular para o conteúdo

Petrobras reforça esforço para ampliar oferta de gás natural e reduzir preços

Presidente da estatal afirma que empresa está empenhada em ampliar a oferta de gás natural e entregar a molécula ao menor preço possível; poço reativado poderá fornecer 1,5 milhão de m³ por dia ainda em julho

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, afirmou nesta quinta-feira (3/7) que a estatal está empenhada em ampliar a oferta de gás natural e entregar a molécula ao menor preço possível para a sociedade. “Estamos trabalhando com afinco para isso. Esse processo não é imediato”, destacou durante coletiva de imprensa.

Segundo Chambriard, a companhia vai retomar a produção em dois poços no campo de Roncador, na Bacia de Campos, que estavam inativos desde 2007. Um deles deve voltar a operar até o fim de julho, com capacidade de produção de 1,5 milhão de metros cúbicos de gás natural por dia.

A executiva explicou que nem todas as plataformas da Petrobras foram originalmente projetadas para exportar gás, o que exige adaptações. Ainda assim, reforçou a importância da medida: “Quanto mais gás conseguirmos trazer para a costa, mais barato será para a sociedade.”

A redução do preço do gás natural é uma prioridade do governo federal. O Ministério de Minas e Energia trabalha para estruturar o leilão do gás natural da União, proveniente das áreas de partilha de produção. A iniciativa busca oferecer à indústria nacional uma molécula com valor inferior à metade dos preços praticados atualmente. Para viabilizar o projeto, o MME negocia com a Petrobras os custos de escoamento e processamento da produção.