Com resultados impulsionados pelo pré-sal, país alcança 4,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia
A produção brasileira de petróleo e gás natural alcançou um novo recorde no mês de junho, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O volume total extraído chegou a 4,9 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), resultado que inclui operações no pré-sal, pós-sal e em poços terrestres.
No segmento de petróleo, a produção foi de 3,757 milhões de barris por dia (bbl/d), representando um aumento de 2,1% em relação a maio e de 10,1% frente ao mesmo mês do ano anterior. Já a produção de gás natural somou 181,636 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com alta de 5,4% na comparação com o mês anterior e de 20,9% em relação a junho do ano passado.
O pré-sal também registrou novo recorde, com produção de 3,860 milhões de boe/d. O volume representa um crescimento de 1,5% em relação ao mês anterior e de 12,7% na comparação anual.
Os números reforçam a relevância do pré-sal como principal polo de produção energética do país e consolidam o desempenho crescente do setor no cenário nacional.